Sobre o Departamento Cultural

Decult

Decult

O Departamento Cultural (Decult) sobretudo é responsável por reunir a maior quantidade de equipamentos culturais em funcionamento em uma universidade pública e gratuita no Estado do Rio de Janeiro. Vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR-3), tem como responsabilidade fomentar, e divulgar as relações entre arte e cultura para a comunidade interna e externa. Atualmente no campus Maracanã contamos com dois teatros, uma concha acústica, três galerias de arte. Já na Faculdade de Formação de Professores em São Gonçalo contamos com uma galeria. Além disso, temos uma coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação Artística (Coart), uma coordenadoria de Música, o Museu Afrodigital e o Ecomuseu na Ilha Grande.

Da mesma forma, O Decult também apoia diversas iniciativas artísticas através do acompanhamento de processos e da escuta ativa dos desejos da universidade. É importante ressaltar que tal desejo, acima de tudo, só é possível pela conjunção de diversos profissionais das mais variadas áreas, entre docentes e técnicos, que diariamente buscam formas de operacionalização deste departamento.

Finalmente, é importante ressaltar que a atual gestão, iniciada em janeiro de 2024, compreende a arte e cultura são eixos fundamentais para uma universidade pública, gratuita e de relevância inquestionável como a nossa. Desse modo, estamos elaborando um conjunto de políticas que visa a expansão da diversidade das práticas artísticas para outros campi, sem jamais esquecer da qualidade e da necessidade de construirmos este projeto com a comunidade, com o entorno e com diversas parcerias. Este diálogo é indispensável para fortalecermos a UERJ, a nós mesmos e a arte fluminense.

Tel: (21) 2334-0252 / (21) 2334-0938

Direção

Professor Alexandre Sá | Iart-UERJ

É artista-pesquisador. Curador e crítico de arte. Pós-doutorando em História pelo PPGH-UFF sob supervisão de Daniel Aarão Reis. Pós-doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ sob supervisão de Rafael Haddock Lobo. Pós-doutor em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense sob supervisão de Tania Rivera. Doutor (2011) e mestre (2006) em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da UFRJ, tendo sido orientado por Glória Ferreira. Licenciado em Educação Artistica (Habilitação em História da Arte) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Procientista-UERJ e Jovem Cientista/FAPERJ (2022-2025) com o projeto Políticas da escrita – Hélio Oiticica e o Rio de Janeiro. Atual diretor do Departamento Cultural da UERJ (2024-2027). Professor do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES). É um profissional híbrido que trabalha com diversas linguagens (performances, instalações, textos críticos e vídeo) e a particularidade de sua pesquisa prático-teórica são as relações entre o texto, a imagem, a poesia, o corpo e a psicanálise. Atualmente é editor-chefe da revista Concinnitas do Instituto de Artes da UERJ, avaliada como A1 pela CAPES. Líder do Grupo de Pesquisa A arte contemporânea e o Estádio do espelho e do Grupo Modernismos:heranças e horizontes, ambos certificados pelo CNPQ. Coordenador do Programa de Extensão Acrítica. Atual coordenador do Fórum Nacional de Editores de Periódicos em Artes. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – Comitê de Poéticas Artísticas. Sócio da Associação Internacional de Críticos de Arte. Sócio da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Foi diretor do Instituto de Artes da UERJ por dois mandatos consecutivos (2016-2019 e 2020-2023) e coordenador de graduação no Instituto de Artes da UERJ por dois anos. Além de coordenador de curso em universidade particular por cinco anos, participando inclusive de processos de reformulação curricular e avaliação de cursos de graduação.

Setores

Coordenadoria de Exposições (Coexpa)
Professora Ana Tereza Prado Lopes | Iart-UERJ

Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação (Coart) 
Professora Ilana Assbú Linhales Rangel| UNIRIO

Coordenadoria de Articulação e Difusão Musical (Cadmus)
Professor Mário Assef | CAp-Uerj

Divisão de Teatros (DiTeatro)
Produtora Cultural Rafaella Furtado Rocha | UFF

Museu Afro Digital
Professora Ana Paula Alves Ribeiro | FEBF-UERJ

Seção de Comunicação Social
Programador visual Henrique Lopes Barone

Seção de Apoio Administrativo
Produtor Cultural Rafael Ferezin

Acessoria
Gustavo Barreto

Assessoria de direção
Marcelo Limeira

Eventos Próximos
Nenhum evento próximo encontrado

Localização


Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 – Bloco F – Sala T056 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20550-013
Funcionamento: Segunda à sexta, das 9h às 18h.


Ver mapa ampliado
Pular para o conteúdo