Nas Vizinhanças de Renata
Na semana de seu aniversário, o Teatrão recebe a Pulsar Cia de Dança com a reestreia de seu mais novo espetáculo
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PR3) e o Departamento Cultural (Decult), através de sua Divisão de Teatro convida a todos para a comemoração do aniversário do Teatro Odylo Costa, filho, nosso Teatrão, que completa 28 anos desde a inauguração da primeira fase de obras.
O espetáculo Vizinhanças de Renata contribui no sentido de difundir propostas que promovam o protagonismo, o acesso e reconhecimento de artistas da dança com deficiência. O espetáculo tem como base o pensamento do filósofo Bergson sobre o movente e a percepção da mudança, e as Vizinhanças de Renata.
Renata Cockrane, bailarina, que teve paralisia cerebral, foi membro da Pulsar por 12 anos. Sua convivência deixou um rastro muito presente pela sua forma de agir e mover-se no mundo. Ela e o conceito de vizinhanças, foram elos inspiradores.
A pesquisa coreográfica se desenvolveu a partir dos solos criados por cada intérprete e as reverberações e contaminações que cada solo imprime entre os intérpretes. Nas vizinhanças surgem as camadas, os contornos, os entornos e as sutilezas. Na pausa, espera e suspensão, temos o vazio, a liberdade, a possibilidade de escuta, a autonomia que se dá na alteridade, onde se descobre que a diferença de cada um se dá no outro.
Convivência/Vizinhança. O espetáculo conta um intérprete com sua cadeira rodas motorizadas que atua como fio condutor da cena. Contamos, também, com uma intérprete cega em cena que nos instigou a experimentar novas linguagens referentes à audiodescrição/poética. Fatores que imprimiram dinâmicas, qualidades de movimentos e uma dramaturgia diferenciadas para o espetáculo.
A trilha sonora foi composta por Bernardo Gebara e a criação desenho de luz é de Renato Machado. É dessa forma que se materializa o espetáculo Nas Vizinhanças de Renata.
Ficha Técnica
Concepção e Direção: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Interpretes criadores: Andréa Chiesorin, Camila Fersi, Marianne Panazio, Matheus Trindade, Moira Braga, Raphael Arah, Maria Teresa Taquechel Y Saiz
Intérprete criadora estagiária: Rachel Canela
Música: Bernardo Gebara
Iluminação: Renato Machado
Operação de Luz: Ademir Lamengo
Montagem Luz: Leandro Machado e Thiago Eloy
Operação de Som: Gabriela Jung
Direção de Arte: Maria Célia Salgado
Concepção do Figurino: Juliana Suassuna – Ateliê Muggia
Figurino/Consultoria: Dréa Nunes
Preparação Corporal: Marianne Panazio e Maria Teresa Taquechel y Saiz
Designer Gráfico: Tática Propaganda Ltda
Redes Sociais e Artes Digitais: Gabriela Jung
Núcleo de Pesquisa em Conteúdos Acessíveis em Dança Contemporânea: Andréa Chiesorin, Moira Braga, Raphael Arah e Maria Teresa Taquechel y Saiz
Fotografia: Sol Ahumada e Gabriela Jung
Produção Executiva: Paula Mori
Produção Administrativa e Financeira: Lucimar Gonçalves
Produção Técnica: Sérgio Menezes
Quer levar sua turma? A DiTeatro disponibiliza ingressos gratuitos para escolas, universidades e projetos sociais.
Acesse nosso Formulário de Formação de Plateia #SuaTurmaNoTeatro.
