Check out the full calendar of activities and events offered to the community.
Atenção ! Para eventos passados utilize a busca abaixo desta agenda
Cândido ou o Otimismo
Com curadoria de Alexandre Sá, Ana Tereza Prado Lopes, Fernanda Pequeno e Gustavo Barreto, será inaugurada no dia 21/03/2025, às 17h, a exposição “Candido, ou o Otimismo” em comemoração aos 40 anos da Galeria Candido Portinari, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã. A mostra contará com a participação de mais de 50 artistas, incluindo participações de ex-alunos da instituição como Ana Clara Tito, Diambe, Elian Almeida, Matheusa Passareli e Tadáskía. Além disso, a exposição contará com técnicos e docentes da UERJ, bem como outros nomes relevantes para a História da Arte Brasileira, como Anna Bella Geiger, Ricardo Basbaum, Antonio Obá, Fayga Ostrower e Cristina Salgado. A exposição acontece em um ano relevante para a universidade, no qual celebram-se seus 75 anos de existência e os 25 anos da lei 3.524/2000 que introduziu o sistema de cotas, pioneiro no país.
A exposição ocupará simultaneamente a Galeria Candido Portinari e a Galeria Gustavo Schnoor, localizadas no campus Maracanã. A proposta também engloba o Projeto Ocupação, que receberá obras de Fernando Codeço e Marcelo Monteiro. Além disso, marcará a inauguração de um novo espaço expositivo, o Quase-Cubo, uma pequena galeria instalada no campus Maracanã. Seguindo a proposta do Decult de expandir a cultura, a produção artística e o diálogo, a mostra também contará com exposições em outros campi, como o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo (IPRJ), com uma exposição de Malu Fatorelli e com a curadoria de Vera Beatriz Siqueira; a Faculdade de Formação de Professores (FFP), em São Gonçalo, com uma obra individual de Caio Couto, aluno do Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ, com curadoria de Renata Gesomino. A exposição ainda contará com a Escola de Desenho Industrial (ESDI), na Lapa, em uma atividade durante a temporada com a Cozinha das Tradições, programa de pesquisa-ação, formação e extensão em rede, um espaço de resistência, luta e convivência formado por diversas vozes, origens e culturas.
Durante a UERJ SEM MUROS, tradicional evento de Extensão da Universidade, também será inaugurada a obra Negra de Angelo Venosa, finalmente restaurada depois de alguns anos. Adicionalmente, o projeto TV Decult será lançado com uma mostra de filmes de arte de Márcia Clayton. Endossando a proposta de umpensamento-floresta sugerida pelo Decult e suas coordenadorias para o ano de 2025, serão publicizados os vencedores de dois editais lançados anteriormente. Um sobre interpretações gráficas do Manifesto Pau-Brasil, que estarão expostos em cartões postais, e outro edital para a escolha da imagem do Mural Decult, que ficará na entrada da UERJ Maracanã durante todo o ano de 2025.
“Candido, ou o Otimismo” é um projeto que celebra a UERJ como um espaço de luta e resistência. Ao longo de seus 75 anos, a universidade se consolidou como referência de excelência. Aproveitamos tal oportunidade para defender que a cultura merece ser tão imprescindível quanto ensino, pesquisa e extensão.

Buscar eventos passados