Por Samira Santos
A COART está com chamadas abertas para dois projetos que prometem movimentar o cenário cultural da universidade em 2025. A Plataforma Livre e o Quintal Cultural oferecem espaço para músicos e artistas independentes da comunidade interna e externa divulgarem seus trabalhos autorais, ocupando o campus com sua arte.
A proposta, segundo a coordenadora da COART, Ilana Linhales, surgiu da necessidade de democratizar os espaços da universidade e aproximar a comunidade das iniciativas culturais. “A Plataforma Livre e o Quintal Cultural foram projetos que a gente idealizou no início de 2024 como forma de abrir espaço para as pessoas que têm seus trabalhos artísticos, estão no início de sua divulgação, e procuram espaços para apresentar as suas criações”, explica.
Plataforma Livre: sua música nos alto-falantes da COART
O projeto Plataforma Livre transforma o Salão 2 da COART em uma vitrine sonora para novos talentos. Às segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h às 14h, a programação sonora do espaço será preenchida com playlists e álbuns de artistas que se inscreverem voluntariamente.
“A Plataforma Livre é um híbrido de playlist com rádio. As pessoas mandam seus trabalhos fonográficos, por links ou .mp3, e a gente reproduz aqui, no Salão 2 da COART, que tem sonorização”, detalha Ilana. “A ideia é tornar o espaço da universidade o mais democrático possível.”
A coordenadora também destaca o impacto real do projeto na trajetória dos artistas. “Semana passada mesmo, por acaso, estamos fazendo um ‘sextou na COART’ com um dos primeiros grupos (Veludo da Mariposa) que tocou no Plataforma Livre. Eles mandaram material para a gente, tocamos aqui, e agora estão fazendo um show ao vivo. São vínculos que a gente vai criando com as pessoas e dando oportunidade, conforme vão aparecendo.”

Show do Veludo da Mariposa no Sextou da COART (Foto: Equipe COART)
disponível na bio do Instagram da COART.
Quintal Cultural: arte diversa às quintas-feiras
Enquanto o Plataforma Livre ecoa musicalmente pelos corredores, o Quintal Cultural assume o palco físico da COART para apresentações semanais, sempre às quintas-feiras, às 18h. A proposta é acolher projetos híbridos e experimentais que envolvam uma ou mais das seis linguagens artísticas trabalhadas pela coordenadoria: artes cênicas, artes visuais, cinema, corpo e dança, literatura e música.

Apresentação do Artur Gouvêa no Quintal Cultural (Foto: Equipe COART)
“A cada quinta-feira, temos edições diferentes, dentro das seis linguagens que a COART trabalha, sempre com essa ideia das pessoas terem um espaço para apresentar seus trabalhos”, conta Ilana. “A gente teve, por exemplo, um rapaz de Niterói apresentando um monólogo. Foi muito bom. As pessoas ficam felizes de estar aqui com a gente, ficam agradecidas pelo espaço.”
O espaço é voluntário e gratuito, e conta com infraestrutura e acolhimento da equipe da COART. “A gente oferece toda a infraestrutura que pode, e o acolhimento padrão COART, de respeito e carinho com as pessoas que querem trazer seu trabalho para ser divulgado dentro da universidade.”
Para Ilana, a existência de espaços como a COART é mais que importante – é uma responsabilidade. “A gente, como um lugar público, tem obrigação de abrir as portas da universidade para toda a comunidade e de forma democrática, sem fazer nenhum julgamento de valor do que pode ou não estar aqui dentro. Toda arte tem um valor. Ela tem uma necessidade para alguém, um significado para alguém.”
Um espaço de criação e expressão
A COART não é apenas um espaço de exposição, mas também de transformação – para quem apresenta e para quem coordena. “A COART, para mim, significa muita coisa. Foi com ela que eu descobri outra potência. Sou professora, mas, ao compartilhar esse espaço com tantas pessoas bacanas, descobri outras formas de atuar. A COART é um espaço de criação, de expressão. E para mim, como docente da área de arte, esses espaços são quase sagrados.”
Mais do que uma vitrine para novos artistas, os projetos da COART representam uma filosofia: abrir as portas da universidade à produção cultural viva, diversa e acessível. Se você é músico ou artista com trabalhos autorais ou não, e busca um espaço para dar voz à sua arte, participe das chamadas abertas da COART. Venha compartilhar sua paixão, inspirar e ser inspirado. Clique no link na bio do instagram da COART (@coartuerj) e saiba como integrar estes projetos que celebram a diversidade e a riqueza da expressão artística.