Tons de Michelângelo | Vitrine UERJ e COART |

Tons de Michelângelo | Vitrine UERJ e COART |
24 Oct 18:00
Até 24 Oct

Tons de Michelângelo | Vitrine UERJ e COART |

Teatro Noel Rosa
Organizado por COART DiTeatro

Abertura da Exposição no Salão da COART e Show do artista Michelângelo em piano e voz com artistas convidados.

A exposição Tons de Michelângelo é um pequeno apanhado de fases, onde o retrato das influências musicais do artista se faz presente entre cores e bases em: Ecoline, lápis de cor, e nanquim, sempre respeitando a base em grafite. Nela se podem constatar, não somente a multiplicação de tons, como as retículas como forma de desenvolver uma idéia, usando-as também como sombreado alternativo – ao já usual – que nos propõe o retrato em lápis 6-B e similares, normalmente vistos em outros grandes artistas.

O artista conclui “ser uma forma musical, bidimensional, de transcender à música que produzo também, transportando-a ao universo das imagens e cores, essas também intrínsecas entre as notas nas pautas, acordes e harmonias do belo som. Uma singela homenagem à magia musical.”

A apresentação musical acontecerá às 19h no Teatro Noel Rosa, onde Michelângelo irá tocar e cantar ao piano suas composições e algumas releituras. O artista também receberá convidados ilustres ao palco, que o acompanharão nas performances.

Músicos convidados: Tomás Improta, Guga Mendonça e alunos, Cesão, Big Alex e Rocino Crispim.

Sobre o Artista:

Tijucano legítimo, nascido na Praça Saens Pena, em 24 de outubro de 1962, às 18:10hs, Miguel Ângelo Mejias-Cortez Carvalho, teve o nome artístico “Michelângelo”, sugerido por seu padrinho artístico, o saudoso escritor; cronista e Imortal da Academia Brasileira de Letras, Carlos Heitor Cony; seu Editor na extinta Bloch Editores.

Filho da Professora de Artes; Arquiteta e Decoradora Vilma Mejias Cortez e do vendedor e músico amador Brivaldo de Carvalho, deu seus primeiros passos nas artes, com menos de 5 anos de idade, vindo a ser o mais novo profissional de humor gráfico do Brasil, em 1978, ao se tornar colaborador do lendário semanário O PASQUIM, onde permaneceu por 10 anos.

Curioso lembrar que, ao se apresentar à Redação do mesmo, pela primeira vez em 1977, aos 14 anos, seus trabalhos foram recusados pelo então Redator, o célebre humorista Reinaldo(no futuro, um dos Cassetas da TV), por só apresentar retratos realistas. Passou então um ano redefinindo seu traço para o humor, para então ser finalmente aceito, pelo mesmo Reinaldo, na antiga sede da Rua Saint Romani, em Copacabana.

Retratos esses que voltam na maturidade do artista, devido à “extinção” das oportunidades de trabalho como Coisas dos novos tempos de Internet.

Portanto, a exposição “MICHELÂNGELO NAS ARTES, visa um pequeno resumo dessa obra e suas fases, incluindo aí a música e a poesia desse autor obrigado pela sensibilidade e os momentos, a se expressar nas formas de seus desenhos, letras e musicas. Não chega a ser uma retrospectiva completa, mas procura chegar perto desses anos contínuos de produção e convivência com tantas fases, artistas, pessoas e mudanças político – sociais de um Brasil que ainda busca por uma identidade e um caminho.

Entrada  LIVRE e GRATUITA. O show contará com Interpretação simultânea em LIBRAS.

Quer trazer a sua turma? Preencha nosso Formulário de formação de plateia no link da bio.

UERJ Maracanã

*Entrada de Taxi e Uber pelo Portão 07 da UERJ. (Avenida Presidente Castelo Branco, 293)

Para mais informações sobre este evento e a programação cultural da Divisão de Teatro, acesse  @teatrosuerj

 

Produção UERJ: COART | Divisão de Teatro da UERJ

Realização: UERJ | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | Departamento Cultural

Promoção:Rádio UERJ | CTE

QUER SABER COMO CHEGAR? Veja o destaque Como chegar do instagram @teatrosuerj

Scan QR Code
Pular para o conteúdo