Rotas Ao Viés

Rotas Ao Viés

Galeria Gustavo Schnoor
Organizado por COART Coexpa

Convidamos para a exposição “Rotas ao viés”, uma exposição coletiva que reúne trabalhos do grupo de pesquisa “Prática artística experiência cotidiana”. O grupo é formado por pesquisadores em artes da UFF e da UERJ e tem curadoria de Isabel Carneiro, Luciano Vinhosa e Jacqueline Siano. A exposição acontece do dia 20 de outubro a 13 de novembro de 2023 na Galeria Gustavo Schnoor na Uerj. A abertura será dia 20 de outubro às 17h.

Rotas ao Viés. Partindo de estímulos do mundo exterior, os trabalhos desenvolvidos como atividade do GP Prática Artística e Experiência Cotidiana, apresentados nesta exposição, estão agrupados em torno de respostas individuais quando os artistas se deparam com a experiência da/na cidade em suas fricções subjetivas. A exposição, ao propor diferentes caminhos de abordagem, as faz interseccionar e derivar-se em quatro pontos de entroncamentos nodais: 1) práticas ordinárias das ruas; 2) dispositivos terapêuticos e de cura; 3) performances de gênero e identidade; 4) histórias em suas fabulações e práticas de reinvenção. Esses três blocos, alinhavando-se em diálogos dinâmicos e transitivos, permitem que os trabalhos se articulem entre si – aqui, ali e acolá – e, no conjunto, ao sabor do caminhar titubeante de cada visitante.

O GP-PAExC é composto por professores orientadores, estudantes de pós-graduação – mestrado e doutorado – e de graduação, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.