Prosacine | LANÇAMENTO filme emCONCRETUDES primárias

Prosacine | LANÇAMENTO filme emCONCRETUDES primárias

Teatro Odylo Costa, Filho
Organizado por DiTeatro

LANÇAMENTO do filme de dança emCONCRETUDES primárias

Exibição e conversa após a sessão de filme inédito da Pulsar Cia de Dança, que tem como escolha artística corpos ímpares com resoluções próprias de movimento.

emConcretudes Primárias é um filme de dança inédito da Pulsar Cia de Dança em parceria com a Piloto Filmes. A sua criação teve como inspiração a luz, o estudo das cores primárias e as suas interferências/reverberações no movimento, na estrutura de cada um e no brincar com as partes do corpo que se articulam e se conectam.

Em um jogo de luz, cores, texturas, superfícies, corpos e movimento se deu a construção da dramaturgia do trabalho. Como, também, na relação com a arquitetura de concreto da Cidade das Artes, espaço cênico da filmagem, onde se revelam espaços, formas e luminosidades, os quais ampliam a percepção e o afetar-se com esse entorno.

O filme possui legendas em português e audiodescrição. A exibição e conversa contarão com Interpretação simultânea em LIBRAS.

Sobre a companhia

A Pulsar Cia. de Dança Contemporânea comemora 23 anos de criação. A Pulsar é dirigida por Maria Teresa Taquechel y Saiz e dedica-se à construção de obras coreográficas em dança contemporânea, refletindo em sua pesquisa a multiplicidade do indivíduo e possibilidades de produção artística entre corpos ímpares com resoluções próprias de movimento. É considerada uma referência no trabalho com arte, dança e diferenças. Recebeu das mãos do Presidente da República e do Ministro da Cultura, o Prêmio Ordem ao Mérito Cultural, e representou a América Latina na Cerimônia de Abertura no Kennedy Centre – USA, em 2004. A Pulsar foi agraciada com prêmios, que garantiram e garantem o percurso e a qualidade artística que atingiu; entre eles: Prêmio Funarte Festival Acessibilidança Virtual 2021 e 2020; Fomento Viva a Cultura 2015/MINC/Funarte/Governo Federal; Fomento Viva a Arte 2014/SMC/Prefeitura Rio; Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2012 (categoria: Circulação) e 2007 (categoria: Criação); Fundo de Apoio à Dança FADA/SMC/Prefeitura Rio 2011, entre outros. Atualmente, continua com o projeto Te Espero La no Cacilda no Teatro Cacilda Becker, e realiza palestras e oficinas sobre dança, educação e cidadania. Contribui ativamente pela construção de política em acessibilidade cultural para pessoas com deficiências.

Projeto contemplado pelo Dança Acessível: Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2021

Em breve divulgaremos os participantes da conversa!

Para saber detalhes sobre o evento, acompanhe a página @teatrosuerj

Prosacine emConcretudes Primárias | legenda, audiodescrição e LIBRAS

Classificação etária: LIVRE

Direção

Maria Teresa Taquechel y Saiz

Patrick Zeiger

Assistência de Direção

Raphael Arah

Composição Coreográfica

Maria Teresa Taquechel y Saiz

Intérpretes Criadores

Andréa Chiesorin, Gabriela Jung, Luciano Martins, Maria Teresa Taquechel, Matheus Trindade, Paula Mori, Rachel Canella, Raphael Arah, Victor Pensant e Yuri Fróes de Lima

Direção de Fotografia e Câmera

Colaboração de Roteiro de Audiodescrição

Ana Gilbert, Gabriela Jung, Gabriela Gonçalves,

Maria Teresa Taquechel y Saiz e Paula Mori

Núcleo de Pesquisa de Conteúdos Acessíveis em Dramaturgia do Movimento – Escola e Faculdade Angel Vianna e Pulsar Cia. de Dança

Andrea Chiesorin, Maria Teresa Taquechel y Saiz,

Moira Braga e Raphael Arah

Paula Mori

Assistência de Produção

Carol Lemos e Christian Woldmar

Produção Administrativa e Financeira

Lucimar Gonçalves

Administração do Projeto

Piloto Filmes Prestação de Serviços em Produções

Coordenação do Projeto

Maria Teresa Taquechel y Saiz, Paula Mori

Direção Geral

Maria Teresa Taquechel y Saiz

>> O Teatro possui elevador para pessoas com mobilidade reduzida.

>> Emitimos CERTIFICADO de horas complementares (AACC)

*Entrada de Taxi e Uber pelo Portão 07 da UERJ. (Avenida Presidente Castelo Branco, 293)

Produção: Divisão de Teatro da UERJ

Realização: UERJ | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | Departamento Cultural