Oficina de Cerâmica

Oficina de Cerâmica
24 Aug 10:00
Até 24 Aug, 00:00 10h

Oficina de Cerâmica

Ateliê de Céramica da COART
Organizado por COART

100 anos de Ana das Carrancas: ‘Dama do Barro’, a artesã virou símbolo da cultura pernambucana.
Falecida em 2008, Ana Leopoldina dos Santos completaria 100 anos em 2023. Com o barro, a artista deu vida e um estilo próprio às carrancas, figuras símbolo do Velho Chico (Rio São Francisco).

Para começar as celebrações do Ano Ana das Carrancas na UERJ, quinta-feira (24/08), às 14h30, haverá o descerramento da placa comemorativa no Hall da Entrada do Pavilhão João Lyra Filho, em nosso campus Maracanã.

Foi com as peças de barro que Ana das Carrancas encontrou uma forma de manter a família. Enquanto José Vicente fazia o trabalho pesado de amassar o barro, a artesã criava as obras que, ano após ano, iam ganhando espaço em outros estados e fora do Brasil.

Apesar da vasta produção cultural, neste centenário de Ana das Carrancas a filha Maria destaca que o principal legado da mãe está em sua história de vida, marcada por nunca desistir dos seus objetivos.

O evento em comemoração ao Ano Institucional Ana das Carrancas contará com uma oficina de cerâmica ministrada pelas filhas da homenageada.

Ângela e Maria da Cruz mantêm vivos os ensinamentos e legado da mãe. Elas são responsáveis pelo Centro Cultural Ana das Carrancas e estarão na UERJ para a homenagem ao centenário desta mulher tão importante para nossa cultura.

Além delas, a oficina contará com a presença e apoio de Alice Balduíno, que ministra a oficina “Do barro à cerâmica na Coart.

Ttodos estão convidados. A disponibilização de lugares será por ordem de chegada.

Scan QR Code
Pular para o conteúdo