Mães do Samba
Até 10 maio, 20:30 1h 30m

Mães do Samba

Teatro Noel Rosa

Divisão de Teatro, Projeto Vitrine UERJ, Centro Técnico de Produção de espetáculos da UERJ, ialodê produtora cultural apresentam

MÃES DO SAMBA

Coral O Canto das Lavadeiras, que está em residência artística na UERJ, faz a sua estreia nos palcos em show de celebração às matriarcas do Samba. Os shows contarão com convidados especiais a cada dia.

Mães do Samba, é o primeiro espetáculo do Coral O Canto das Lavadeiras, que celebra e une matriarcas do samba, através do canto coral e das danças populares. A apresentação musical carrega vozes potentes de mulheres pertencentes a tradicional ala das baianas do carnaval carioca. O samba, um dos gêneros musicais mais emblemáticos do Brasil, é o protagonista desse show, cadenciado pelos giros, rodopios e saias.

Após a gravação do clipe “Pra tudo se acabar na quarta-feira” para o edital Cultura Presente da Lei Aldir Blanc em 2021, as aulas de canto coral com a professora Cristina Deane e de dança se intensificaram, e participaram de clipes e gravações com os cantores Agrião e Martinho da Vila. Com um repertório que passa por Noel Rosa, Clara Nunes, Martinho da Vila e clássicos do samba para contar a história dessas mulheres, o Coral se consolida como um projeto de grande relevância cultural, valorizando a ancestralidade feminina e a importância artística com as escolas de samba.

Para o Teatro Noel Rosa, o Coral canta músicas eternizadas no bairro de Vila Isabel, com cenas de dança, onde as participantes do coral irão demonstrar o bailado característico das baianas e farão movimentos de samba que ajudarão a contar esta história. Buscando uma maior integração e acessibilidade, o espetáculo multissensorial, disponibiliza duas fantasias de baianas para uma visita tátil, em que espectadores são convidados a sentir as diferentes texturas e materiais, assim como, a possibilidade de experienciar o toque dos instrumentos musicais presentes no palco. Comungando com a proposta artística, o projeto possui venda de acarajé,

O espetáculo tem a Direção Geral de Analimar Ventapane, criadora do coral das baianas em 2008, ensaiadora/professora de canto coral com Cristina Deane, direção de criação e preparação corporal de Dandara Ventapane e Mariana Neves, produção de ialodê produtora cultural.

Direção Artística e direção Musical – Analimar Ventapane

Direção de Criação – Dandara Ventapane

Ensaiadora e Professora do Coral – Cristina Deane

Produção – ialodê produtora cultural

Preparação Corporal – Mariana Neves e Dandara Ventapane

Fotografia – Fernanda Assis

Coralistas

Ana Helena Freire

Aureliana Batista

Aquimi Maruta

Iolanda Tavares

Ivonete Veiga

Mariléa Ferreira

Tânia Mara Pacheco

Selma Regina Brito

Analimar Ventapane

Músicos – Raoni Ventapane, Guido Ventapane e Guilherme Salgueiro

Classificação: LIVRE

O Teatro Noel Rosa encontra-se, temporariamente, sem elevador para pessoas com mobilidade reduzida. Acesso somente por escada.

Quer trazer a sua turma? Preencha nosso  Formulário de Formação de Plateia

Entrada de Taxi e Uber pelo Portão 07 da UERJ. (Avenida Presidente Castelo Branco, 293)

Para mais informações sobre este evento e a programação cultural da Divisão de Teatro, acesse  @teatrosuerj

Realização: UERJ | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PR3 | Departamento Cultural – DECULT