Expressões da Arte Popular Fluminense

Expressões da Arte Popular Fluminense
22 set 17:00
Até 14 nov

Expressões da Arte Popular Fluminense

Galeria Candido Portinari
Organizado por Coexpa

“Expressões da arte popular fluminense”, de curadoria de Ricardo Lima e Jorge Mendes, carrega a alteridade e a diversidade das manifestações artísticas que se fazem pelo território do Estado do Rio de Janeiro na contemporaneidade.

Ao percorrer a arte popular na construção dessa exposição, os curadores exploram as concepções obtidas pelo encontro desses dois conceitos. Assim, nas palavras da curadoria, “Arte e popular são categorias fluidas, voláteis, que tendem a se desfazer ao primeiro toque – e, no entanto, são também pulsantes, capazes de construir mundos e mover tantos outros.”

A mostra, que ocupará a Galeria Candido Portinari a partir do dia 22 de setembro de 2025, se concretiza por meio do trabalho de 17 artistas vindos de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, sejam nascidos em terras fluminenses e/ou aqui residentes. Neste percurso, “Expressões” coloca-se como uma oportunidade de contato com esses fazeres artísticos para a comunidade universitária e para as pessoas que circulam pelo campus diariamente.

Artistas:

Adelson, Ademilson Felipe, Dan, Da Penha, Dona Coca das Conchas, Elpídio Maradona, Gabriel dos Santos, Geidson de Oliveira, Getúlio Damado, Hernandes da Silva, Jorginho Brito, Lena Abayomi, Luciana Ribeiro, Marcelo Conceição, Marisa Silva, Nego, Renatinho

Texto Curatorial

“Definir arte é sempre tarefa difícil. Ao fazê-lo, corremos o risco de caminhar por lugares-comuns ou pela digressão hermética diante da qual muitos balançam a cabeça em sinal de concordância, outros apenas permanecem imóveis, e alguns fazem expressão de dúvida, como a indagar: afinal, que narrativa é essa? Há também aqueles que se constrangem, sentindo-se pequenos diante de algo sublime, cuja grandiosidade não se sentem aptos a alcançar.

Se assim é, imaginemos então definir o que vem a ser arte popular!

Arte e popular são categorias fluidas, voláteis, que tendem a se desfazer ao primeiro toque – e, no entanto, são também pulsantes, capazes de construir mundos e mover tantos outros.

Na exposição Expressões da arte popular fluminense optamos por apresentar o fazer artístico de indivíduos diversos, naturais de território fluminense ou nele residentes. Alguns incursionam há algum tempo pelo universo da arte, tendo encontrado a consagração de estudiosos, pares e apreciadores; outros ali recém-chegaram. O que os aproxima, além do fato de habitar um mesmo território e quase nunca ter estado sujeitos aos cânones da arte formal?

Aparentemente, uma contradição; que os torna igualmente artistas: a diversidade de técnicas e matérias-primas de que lançam mão para expressar suas verdades.

Observem e desfrutem. Sejam igualmente bem-vindos! ”

Ricardo Lima
Jorge Mendes
curadores

INFORMAÇÕES:

“Expressões da arte popular fluminense”

Curadoria por Ricardo Lima e Jorge Mendes

Lançamento em 22 de setembro de 2025, às 17h

Galeria Candido Portinari

Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, Bairro Maracanã, Rio de Janeiro, RJ

Projeto gráfico: Ana Cristina Almeida

Scan QR Code
Pular para o conteúdo