Diálogos Musicais – Variações Goldberg

Diálogos Musicais - Variações Goldberg
02 May 18:00
Até 02 May, 20:00 2h

Diálogos Musicais – Variações Goldberg

Auditório Cartola
Organizado por COART

Variações Goldberg: do exercício corporal à poesia da alma

As Variações Goldberg, de Johann Sebastian Bach, figuram entre as obras mais difíceis e complexas da literatura do piano. Sua execução em um recital é sempre motivo de imenso interesse do público.
Neste encontro, serão selecionadas algumas das principais variações para serem apresentadas com um bate-papo sobre suas características musicais e executada pelo pianista Marcelo Moraes Caetano.

Marcelo Moraes Caetano é doutor em Letras pela UERJ, onde é professor adjunto, com pós-doutorado em cultura brasileira pela Universidade de Copenhague, Dinamarca. É psicanalista e autor de mais de 50 livros publicados no Brasil e no exterior, por instituições como ONU, UNESCO, Academia Brasileira de Letras, Fundação Biblioteca Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil, Museu Imperial de Petrópolis.
É pianista clássico, tendo estudado com Linda Bustani (Rio de Janeiro), Myrian Dauelsberg (Rio e Frankfurt) e Ludovicus Brosens (Bruxelas). Foi vencedor de concursos nacionais e internacionais de piano, como o Concurso Sul-Americano Guiomar Novaes (SP), o Concurso Clóvis Salgado-Palácio das Artes, da UFMG (MG), o concurso Solistas Instrumentistas Ciudad de Córdoba e o concurso para solistas da Orquestra Filarmônica de Viena. Em 2011, fez uma turnê pela Europa para comemorar o bicentenário de Franz Liszt, o que lhe valeu o recebimento, pelo governo da França, da comenda e médaille de Vermeil por sua obra e atuação como escritor e pianista.

IMPORTANTE: O evento acontecerá na Sala 11 da COART, ao lado do Auditório Cartola

Scan QR Code
Pular para o conteúdo