Confira a agenda completa de atividades e eventos oferecidos para a comunidade.

12 mar 12:00
Até 09 maio, 17:00 1m 27d 5h

Ânima 2024

Centro Cultural
Organizado por COART

O Ânima é um evento que acontece na COART desde o ano de 2016 e traz a ideia de exaltar o protagonismo feminino na arte e na cultura. Nele, discutimos e apresentamos seus trabalhos nas múltiplas linguagens artísticas e culturais que suas potencialidades alcançam. Esta edição contou com a Exposição “Bordados do Tempo – A história continua…”, que ficou em cartaz de 12 de março à 09 de maio e com uma programação especial para os dias 12 e 14 de março, homenageamos a Professora Maria Theresinha Valladares, professora que integrou o quadro do Instituto de Letras da UERJ, atuando também de maneira intensa e apaixonada junto a PR-3 e Depext. Ela foi a responsável pela criação da UERJ Sem Muros, justamente por acreditar que era dever da universidade estar aberta à comunidade em geral e por isso no ano de 2010 passou a ter seu nome como título do Prêmio de Extensão da UERJ até o ano de 2020. Na construção desta homenagem, que está incorporada ao Ânima, trabalharemos as atmosferas circulares das cirandas, dos sambas de roda, dos bordados, das celebrações coletivas e populares.

Programação:
12 de março de 2024
16h: Abertura do Ânima 2024 com:
Exibição do Documentário
“Memória Uerj: Theresinha Valladares – Uma vida dedicada à Uerj”
e histórias de Theresinha
Local: Auditório Cartola – COART/UERJ

17h: Abertura da Exposição “Bordados do Tempo: A história Continua…”
Histórias de Theresinha Valladares em diálogo com as artistas Daniela Rodrigues e Ítala Ísis.
Local: Galeria da Passagem – COART/UERJ
13 de março de 2024