Check out the full calendar of activities and events offered to the community.
Sei que o mistério subsiste para além das águas
“Sei que o mistério subsiste para além das águas” é uma prática de experimentação em que a artista Carolina Repetto busca olhar para a performatividade como um ato de inundação. Concebida de forma porosa e processual, uma dança acontece no encontro entre matéria e áudio, habitando o palco para um mergulho num oceano de possibilidades fluidas. O que vemos não é um corpo afirmando sua identidade, e sim, sendo invadido por camadas de estímulos sonoros acionadas para o corpo habitar e reconfigurar poeticamente sua forma, construindo passagens e pontes para outros modos de existir. A premissa é permanecer na condição de uma matéria aquosa, tátil e fluida sob camadas de sons díspares, descolada da afirmação de identidade. Na tentativa de propor uma experiência cênica enquanto exercício meditativo e sensorial, “Sei que o mistério subsiste para além das águas” é um convite para habitar a experiência do sensível, libertando o pensamento da busca incessante pelo entendimento.
Sei que o mistério subsiste para além das águas | Dança
09 a 11 de novembro (quinta a sábado)
19h
Teatro Noel Rosa
Centro Cultural COART
UERJ Maracanã
Atividades extras:
>> Oficina de Dança 10/11 das 15h às 16h30
Nesta oficina, serão compartilhadas algumas práticas de experimentação que a artista usou durante a residência. Iniciaremos com alguns exercícios de alongamento, fortalecimento emobilidade. Em seguida, teremos como ponto de partida a ideia inicial de trabalhar em busca de uma performatividade como ato de inundação. Tendo o suporte de estímulos sonoros como dispositivo catalisador e desestabilizador, exploraremos uma experiência sensível na relação com o tempo. A premissa é permanecer na condição de uma matéria tátil, fluida e aquosa sob camadas de sons díspares descolada da afirmação de identidade. Compartilhando alguns exercícios que me fizeram parte do período que a artista esteve em residência, proporcionando uma experiência coletiva e sensorial.
Não precisa ter experiência em dança para se inscrever.
Ministrante: Carolina Repetto
Classificação: 16 anos
Gratuita
Total de vagas: 10
Disponibilizaremos certificado aos participantes
>> Visita tátil para pessoas com baixa visão 11/11 às 18h
Neste espetáculo será permitido o uso de câmera do celular como lupa, para pessoas com baixa visão.
Os interessados na Visita tátil deverão enviar e-mail para divteatro.uerj@gmail.com, assunto: Visita tátil
Carolina Repetto é uma artista carioca com mais de 10 anos de atuação. Radicada na cidade do Rio de Janeiro, trabalha como atriz, performer e coreógrafa. Graduando em Artes Visuais pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e formada pelo curso técnico de dança da Escola de Dança Angel Vianna (RJ).
Entre 2017 e 2022, colaborou com a coreógrafa Lia Rodrigues no Centro de Artes da Maré, onde passou a integrar o elenco de “Pindorama” (2013), “Para que o céu não caia” (2015), “Aquilo de que somos feitos” (2000) e “Formas Breves” (2004). Junto a coreógrafa, cocriou os espetáculos “Fúria” (2018) e “Encantado” (2021), ambos estrearam no Teatro Nacional de la Danse Chaillot (Paris). “Fúria” foi premiada pelo APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) na categoria de Melhor Elenco e Interpretação em 2019. “Encantado” foi premiada pelo Sindicato da Crítica de Teatro, Música e Dança da França na categoria de Melhor Espetáculo do ano em 2021/2022.
Neste período, seguiu em turnês com os respectivos espetáculos apresentados nacional e internacionalmente em países como Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Portugal, Suíça, Itália, Irlanda, Suécia, Holanda, Áustria, Noruega, Grécia, Estados Unidos e Brasil.
Entre outros, trabalhou com o coreógrafo Cristian Duarte (BR), Marcelo Evelin (BR), Dani Lima (BR), Fernando Belfiori (NL), Emmanuelle Huyhn (FR), Caca Mourthé (BR), Julia Stockler (BR), Cia MOTUS (IT), Renato Linhares (BR), Eleanor Bauer (BE), Yael Karavan (IL), Domingos de Oliveira (BR) e Amir Haddad (BR). É ex-integrante e fundadora do projeto de pesquisa teatral Coletivo Mulheres de Buço (2012-2018). Atualmente, segue em residência artística na UERJ para a realização de seu primeiro trabalho solo.
FICHA TÉCNICA
Concepção, criação e performance: Carolina Repetto
Concepção sonora: Carolina Repetto e Maria Repetto
Produção: Fazenda da Arte Produções Artísticas
Quer trazer a sua turma? Preencha nosso Formulário de formação de plateia no link da bio @teatrosuerj
*Entrada de Taxi e Uber pelo Portão 07 da UERJ. (Avenida Presidente Castelo Branco, 293)
Para mais informações sobre este evento e a programação cultural da Divisão de Teatro, acesse @teatrosuerj
Produção UERJ: Divisão de Teatro da UERJ | CTPEC
Realização: UERJ | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | Departamento Cultural
Promoção: Rádio UERJ | CTE