UERJ e-mail Mapa do site

 
Programação (2010) - Julho


 



Bia Bedran no Teatro Noel Rosa   
 

O projeto “Aula Aberta com Bia Bedran – Cantar e Contar Histórias” ganhará uma nova edição no dia 22 de julho, quinta-feira, às 10h, no Teatro Noel Rosa. A Aula/Espetáculo, que vem de uma iniciativa da Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação (Coart), em parceria com o Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (Decult / SR-3), apresenta, de forma lúdica e criativa, a arte milenar de contar histórias, provando que ela nunca perdeu seu valor de comunicação. 

No repertório, Bia interpreta canções autorais, como “Pedalinho”, “O Anel” e “Desengonçada”, junto à fábulas da tradição oral, conseguindo, com isso, apresentar a imagem poética e única da música e estimular o resgate da presença, do encantamento e do artesanal, nessa época digital em que esse contato torna-se cada vez mais raro. 

Sua plateia, que no início era formada exclusivamente por professores interessados em aprender as técnicas e estratégias didáticas da contação de histórias, hoje divide espaço com as crianças, que conferem um belo e divertido show – com um grande preparo artístico e técnico por parte dos integrantes –, e também com jovens, que acompanham seu trabalho desde a infância.  

A entrada é franca e as senhas serão distribuídas a partir das 9h30.   

Sobre Bia Bedran:

Beatriz Martini Bedran, melhor conhecida pelo nome artístico de Bia Bedrané uma compositora, cantora, atriz e educadora musical brasileira, reconhecida como uma das mais bem-sucedidas artistas dedicadas ao público infantil. Atualmente, além de prosseguir fazendo shows por todo o país, Bia é professora da Oficina “Cantar e Contar Histórias”, do Centro Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

UERJ / SR-3 / DECULT / Coart apresentam: 
Aula Aberta com Bia Bedran  
“Cantando e Contando Histórias” 
22 de Julho de 2010, às 10 horas  
Centro Cultural da UERJ/Teatro Noel Rosa  
Rua São Francisco Xavier, 524 Maracanã.
ENTRADA FRANCA 
150 vagas para turmas de escolas da rede publica de ensino, por meio de reservas pelo telefone 2334-0852.

 
   
Exposição mostra reprodução de retratos em mosaicos  
 

No dia 19 de julho, segunda-feira, às 19 h, o Salão I do Centro Cultural da UERJ receberá a artista Katharina Welper que apresentará a exposição “Como é mesmo o nome deles?”, onde mostrará mosaicos produzidos por meio de uma técnica milenar que reproduz imagens de uma forma contemporânea. Ao contrário do que é feito tradicionalmente no mosaico, com a reprodução de cenas ou personagens importantes, Katharina não se preocupa com a relevância dos personagens ou da cena, o destaque é dado ao momento do registro, e a tentativa de fazer com que o observador tenha a possibilidade de uma outra percepção do tempo. As imagens de um momento, que normalmente são descartadas, ganham corpo num trabalho lento e laborioso que vai na contra-mão do imediatismo dos dias de hoje.

Katharina é carioca e seu interesse pela arte foi incentivado por sua mãe, que lhe ensinou algumas técnicas. Aos 18 anos ingressou na Faculdade de História da Arte na UERJ, onde se formou e consolidou o interesse da infância.

Em 2006 a artista realizou sua primeira exposição coletiva na galeria Haus, no Rio de Janeiro, onde trabalhou por dois anos. Em 2007 se destacou como a artista mais jovem da exposição coletiva “Seleções da Arte Contemporânea”, no Centro Cultural dos Correios, dividindo espaço com artistas significativos do cenário da arte brasileira, como Anna Bella Geiger, Katie Van Scherpenberg e Marçal Athayde. No mesmo ano a artista realizou a exposição “Catavento”, em Brasília, na Câmara dos Deputados.

UERJ/SR-3/Decult apresentam:
Exposição “Como é mesmo o nome deles?”
Local: Salão I do Centro Cultural
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114
Abertura: 19 de julho de 2010, segunda-feira, às 19h
Visitação: até 13 de agosto de 2010
De: segunda a sexta, das 9h às 20h
ENTRADA FRANCA

 
   
Esculturas revelam talento de artista popular  
  O Departamento Cultural da UERJ apresenta a exposição do artista Maritônio a partir do dia 14 de julho, quarta-feira, com abertura às 18h30, na Galeria Gustavo Schnoor. A exposição mostrará a diversidade presente nas obras do autor que explora os universos religioso, animal e regional.

Maritônio Sousa Portela iniciou sua trajetória artística em sua cidade natal, na Paraíba, onde o interesse pela arte surgiu durante o convívio com o avô que, dentre outras atividades, praticava a arte de fabricar bonecos e ex-votos. Durante o período escolar, a vocação do artista se confirmou por meio do contato com esculturas de santos e anjos das igrejas da cidade durante as excursões promovidas pelo colégio. Aos 13 anos, teve a primeira experiência com ferramentas rústicas. Entalhou uma imagem de Nossa Senhora das Graças que ornamentou a capela do sítio onde morava.

Hoje, Maritônio possui uma experiência artística variada proporcionada pelas exposições das quais participou com patrocínio do SEBRAE e pelo trabalho em produções televisivas e cinematográficas. As obras do autor foram utilizadas em programas como: a novela "Caras & Bocas", o especial de fim de ano "Natal do Menino Imperador", a minissérie "Capitu" e a adaptação da obra de Ariano Suassuna "A pedra do reino", realizadas pela TV Globo. Neste projeto o artista criou cabos de facões e de punhais, entidades místicas, animais pré-históricos e atuais, utilizando matérias primas como osso, metal, papel, isopor, gesso, além da madeira. A criatividade e a habilidade evidenciadas nas obras de Maritônio ajudaram a transmitir o imaginário presente na obra literária.

Os trabalhos de Maritônio possuem influência da arte barroca e são inspiradas em artistas como Aleijadinho. A produção de esculturas como pássaros e cavalos com articulações, peças que possuem movimento, refletem as novas experiências do artista e o potencial de inovação e criatividade com que Maritônio realiza os seus trabalhos.

UERJ/SR-3/Decult apresentam:
Exposição Maritônio
Local: Galeria Gustavo Schnnor / Centro Cultural da UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114
Abertura: 14 de julho de 2010, quarta-feira, às 18h30
Visitação: até 13 de agosto de 2010
De: segunda a sexta, das 9h às 20h
ENTRADA FRANCA
 
   
Exposição Fotográfica na UERJ   
 

Entra em cartaz na próxima segunda-feira, dia 12, no Centro Cultural da UERJ, a Exposição Fotográfica dos Alunos de Fotografia da UERJ. São 33 fotos, que buscam interpretar os temas intimidade e atividade humana além de um terceiro tema livre, que proporcionou aos autores trabalhar com usas próprias inspirações.

Os autores em questão são alunos da oficina de fotografia, ministrada pelo fotógrafo Mario Tadeu, que pertence ao projeto das Oficinas de Criação Artística (OCAS), realizado pela Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação (COART), no Centro Cultural da UERJ.

Durante os três meses de duração da oficina, os alunos foram levados a passeios fotográficos para lugares como o Museu de Arte Moderna (MAM), o Centro do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico e a Urca para terem a oportunidade de produzir um rico material para a exposição – uma proposta inicial do curso, que serviu para estimulá-los a explorar a linguagem fotográfica.

A exposição fica em cartaz até o dia 30 de julho, e está aberta para a visitação de segunda a sexta, das 10h às 20h, no Campus Maracanã da Universidade. Quanto às Oficinas, elas são trimestrais e abertas tanto para a comunidade interna da UERJ quanto para a externa. Além de Fotografia, diversas outras atividades artísticas teem seu espaço, como dança, artes visuais, música, teatro, cinema e artesanato. Mais informações sobre turmas e inscrições, podem ser obtidas no site da Coart, que é o www.coart.wordpress.com, ou pelo e-mail: coart_uerj@yahoo.com.br

UERJ/SR-3/Decult/Coart apresentam:
Exposição dos alunos de Fotografia da UERJ

Local: Centro Cultural da UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã 
Horário de funcionamento: 10h às 20h
Tel.: (21) 2334-0852 
ENTRADA FRANCA

 
   
Audições OSB Jovem  
 

Músicos de formação erudita tem uma oportunidade excelente: a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) Jovem está realizando audições com inscrições abertas até dia 16 de julho. Há vagas para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, fagote, flauta e harpa.

Mais informações podem ser obtidas em http://www.osb.com.br/osbjovem ou pelo e-mail osbjovem@osb.com.br . As provas serão realizadas nos dias 19 e 20 de julho. Boa sorte!
 
   
Exposição coletiva na UERJ tem ilhas como tema
 
 

O Departamento Cultural e o Instituto de Artes da UERJ apresentam a exposição coletiva Sobre Ilhas e Pontes, na Galeria Cândido Portinari, a partir do dia 7 de julho de 2010, quarta-feira, às 19h. A mostra reúne 20 trabalhos significativos de arte contemporânea. O objetivo é representar os temas de ilha, isolamento, incomunicabilidade, utopia e narrativas visuais. As obras incluem fotos, pinturas, vídeos e objetos.

“Os trabalhos selecionados são bem representativos, ligados às ilhas propriamente ditas. Com mar, areia e céu azul. A ideia de ilha é construída artisticamente de maneira bem livre. Ela é a ilha utópica vislumbrada ao longe, o impossível, a fábula. Em outro núcleo, a exposição possui um recorte quase que político, mais subjetivo, em que a ilha seria a situação de vida das pessoas. No terceiro núcleo, ela é ligada ao sentido do afeto. No quarto, trata-se da ilha da religiosidade”, explica Marcelo Campos, doutor em Artes Visuais e curador da exposição coletiva.

A mostra visa também a refletir sobre a pluralidade de formas culturais, as etnias, a cultura popular e a identidade brasileira, todas sempre revisadas pela arte contemporânea. A exposição conta com o apoio da Revista de arte Concinnitas, do Instituto de Artes da UERJ, que fará o lançamento do número 16 em sua abertura.

Curadoria: Marcelo Campos.
Curadoria adjunta: Larissa Carvalho, Leidiane Carvalho, Mariana Gomes
Paulse, Priscilla Duarte.
Artistas: Alexandre Vogler, Bárbara Wagner, Brígida Baltar, Cao Guimarães, Carolina Ponte, Clarissa Campello, Daniel Lannes, Danielle Fonseca, Efrain Almeida, Fernando José Pereira, Flávia Metzler, João Castilho, Laura Lima, Luís Andrade, Luiz de Abreu, Pedro Varela, Rodrigo Torres, Rubens Pileggi, Rute Rosas e Waléria Américo.

UERJ/SR-3/Decult e Iart apresentam:
Sobre Ilhas e Pontes
Local: Galeria Cândido Portinari / UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114
Inauguração: 07 de julho de 2010, quarta-feira, a partir das 19h
Visitação: até 27 de agosto de 2010
Horários: segunda a sexta, das 9h às 20h
ENTRADA FRANCA

 
   
Inscrições para as Oficinas de Criação Artística 2010  
 

Estarão abertas a partir do dia 16 de junho as inscrições para o segundo trimestre das Oficinas de Criação Artística 2010, a serem realizadas no Centro Cultural da UERJ. Com duração de três meses, elas abordam diferentes áreas da produção artística, indo da linguagem corporal, como capoeira, yoga e dança, às artes plásticas, como desenho, pintura e artesanato, e são abertas tanto para a comunidade interna da Universidade, quanto para a externa. 

O destaque fica para as integrantes do projeto “Artista Visitante”, onde grandes expoentes de suas áreas ministram as oficinas – que são gratuitas para a comunidade interna, apenas com pagamento de uma taxa de inscrição. Dentre elas, temos a Musik Fabrik, com o músico Antonio Espírito Santo, que trabalha com o Artesanato Musical; a de Teatro, com o ator Antonio Pitanga; e as oficinas ligadas às Artes Plásticas, com Alberto Kaplan, que foi professor da Escola de Artes Plásticas na geração de 80. 

Sempre muito procuradas, as oficinas da atriz e compositora Bia Bedran marcam presença nessa edição. Com o objetivo de apresentar de forma lúdica e criativa a milenar arte de contar e cantar histórias. 

Isso sem contar com as oficinas musicais, grande sucesso do projeto. Elas vão desde o aprendizado de instrumentos, como violão, cavaquinho e teclado, até áreas mais específicas, como a oficina de Teoria e Percepção Musical e a de Roda de Choro. Outro destaque fica para os corais, que incluem o Coro Altivoz(com foco em composições brasileiras de raízes étnicas) e o Coro do Meio-Dia (cujo repertório vai da MPB à músicas tradicionais de corais), ambos regidos pelo maestro Mario Assef; o Coro Contraponto (dedicado à terceira idade), com regência de Jefferson Dias; e o Coro Art’Canto, de Bianca Malafaia, esse último no campus de São Gonçalo.  

Para se inscrever, basta procurar a Coordenadoria de Artes e Oficinas e Criação (Coart), que fica no Centro Cultural da UERJ, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. O investimento para a comunidade interna (que inclui os alunos da graduação, da pós-graduação, UNATI, CAP, técnicos administrativos de todos os campi e filhos, prestadores de serviços e filhos) é de uma taxa única trimestral de R$ 90,00 ou em dois pagamentos de R$ 50,00; já para a comunidade externa, a forma de pagamento é uma taxa trimestral de R$ 120,00 ou duas de R$ 70,00. A comunidade interna paga apenas uma taxa única de matrícula de R$ 10,00 para as oficinas do projeto Artista Visitante e as da Bia Bedran. Professores da rede pública de ensino pagam apenas uma taxa única de matrícula de R$ 20,00 para as oficinas da Bia Bedran. 

As aulas começam no dia 5 de julho. Para mais informações, entre em contato com o 2334-0538, ou pelo e-mail: coart_uerj@yahoo.com.br
 

Inscrições:
A partir de 16 de junho
De segunda a sexta, das 10h às 18h. 

Aulas:
De 5 de julho a 24 de setembro. 
 

CANTAR E CONTAR HISTÓRIAS – MÓDULO I
Bia Bedran
4ª feira de 18h30 às 20h30
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 3
Período de Aulas: 7 de julho até 22 de setembro
25 vagas  

CANTAR E CONTAR HISTÓRIAS – MÓDULO II
Bia Bedran
2ª feira de 18h30 às 20h30
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 3
Período de Aulas: 5 de julho até 20 de setembro
25 vagas 
 
A LINGUAGEM DA AQUARELA
Alberto Kaplan
4ª feira de 14h às 17h
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 5
(Projeto Artista Visitante/ Oficina gratuita para a comunidade interna, taxa de matricula R$10,00) 

ARTESANATO EM PAPEL
Isabelle Pacheco
2ª feira de 14h às 17h
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 5

INTRODUÇÃO AO TORNO CERÂMICO
Leonardo Guimarães
5ª feira de 17h às 20h
Local: Centro Cultural da UERJ/ Ateliê de Cerâmica  

HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA NO SÉC.XX
Alberto Kaplan
4ª feira de 17h30 às 20h30
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 5
(Projeto Artista Visitante/ Oficina gratuita para a comunidade interna, taxa de matricula R$10,00) 

INTRODUÇÃO A CERÂMICA
Beth Jorge
4ª feira de 15h às 18h
Local: Centro Cultural da UERJ/ Ateliê de Cerâmica  

TÉCNICA E AUTOCRÍTICA NO DESENHO E NA PINTURA
Otávio Avancini
5ª feira de 09h30 às 12h30
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 5

TEATRO

Antônio Pitanga
Turma 1 - 3ª feira de 10h às 13h
Turma 2 - 6ª feira de 16h às 19h 
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 9
(Projeto Artista Visitante/ Oficina gratuita para a comunidade interna, taxa de matricula R$10,00) 

TEATRO E DRAMATURGIA
Daniel Rolim
3ª feira de 18h30 às 21h30
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 9

DANÇA AFRO
Eliete Miranda
2ª feira de 18h às 21h
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 4

DANÇA DE SALÃO

Robson Rodrigues
Turma 1 - 2ª feira de 17h as 20h
Turma 2 - 3ª feira de 15h às 18h
Local: Salão do Centro Cultural da UERJ /Salão 2 COART 

DANÇA DO VENTRE
Tereza Oliveira
6ª feira de 16h às 19h
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 4

CAPOEIRA ANGOLA

Marcelo Coqueiro
3ª e 5ª feiras de 18h às 19h30
Local: Centro Cultural da UERJ / sala 3
(Oficina gratuita para a comunidade interna e alunos regularmente inscrito em Dança Afro ou Percussão, taxa de matricula R$10,00) 

HATA YOGA E MEDITAÇÃO
Sonia Roldão
3ª e 5ª feira de 11h às 12h30
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 4 

FOTOGRAFIA
Mario Tadeu
Turma 1 - 4ª feira de 14h às 17h
Turma 2 - 4ª feira de 17h às 20h
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 8/Midiateca 

Roteiro Cinematográfico
Alexandre Freitas
3ª feira de 15h às 18h
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala 8/Midiateca 

CANTO
Michele Barsand
2ª feira de 9:30h às 11h (módulo 2)
2ª feira de 11h às 12:30h (iniciantes e coralistas)
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala M3 

MUSIK FABRIK
Antônio Espírito Santo
Turma 1 - 4ª feira de 09h às 12h
Turma 2 - 4ª feira de 14h às 17h
Local: Centro Cultural da UERJ/Salão 2 COART
(Projeto Artista Visitante/ Oficina gratuita para a comunidade interna, taxa de matricula R$10,00) 

OFICINA RODA DE CHORO
Isaías Ferreira
5ª feira de 15h às 18h
Local: Centro Cultural da UERJ/ Salão
(Projeto Artista Visitante/ Oficina gratuita para a comunidade interna, taxa de matricula R$10,00) 

PERCUSSÃO
Luizão Bastos
6ª feira de 15h às 18h
Local: Centro Cultural da UERJ/ Sala M3 

TECLADO
Bianca Malafaia
Turma 1 - 4ª feira de 15h às 16h30 (iniciantes)
Turma 2 - 4ª feira de 16h30 às 18h (intermediários)
Total de 10 vagas por turma (teste de seleção dia 07 de julho às 15h)
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala de M3
(Projeto Artista Visitante/ Oficina gratuita para a comunidade interna, taxa de matricula R$10,00) 

TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL
Isaías Ferreira
4ª feira de 10h às 13h
Local: Centro Cultural da UERJ/ Sala M2
(Projeto Artista Visitante/ Oficina gratuita para a comunidade interna, taxa de matricula R$10,00) 

Violão e Cavaquinho/ Teoria Musical/ HARMONIA FUNCIONAL
Ernani Marones
4ª feira de 14h às 17h
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala M2

CORAIS 
CORO ALTIVOZ
Mario Assef (Regente)
2ª e 4ª feira de 18h30 às 20h30
Local: Centro Cultural da UERJ/ Sala M3 

CORO DO MEIO-DIA
Mario Assef (Regente)
2ª e 4ª feira de 12h às 15h
Local: Centro Cultural da UERJ/Sala M3 

CORO CONTRAPONTO (TERCEIRA IDADE)
Jefferson Dias (Regente)
3ª feira de 09h às 12h30
Local: Centro Cultural da UERJ/ Sala M3 

CORO ART´CANTO
Bianca Malafaia (Regente)
6ªfeira de 14h30 às 17h
Local: Auditório (Campus São Gonçalo) 
 
Os Corais são gratuitos. Compareça no horário de reunião do Coro de sua preferência para fazer um teste vocal com o maestro. 
 
INFORMAÇÕES:
de segunda a sexta das 10h às 20h
2334-0538
Visite o blog: www.coart.wordpress.com  

FORMAS DE PAGAMENTO: 
Comunidade interna (alunos da graduação, pós-graduação, UNATI, CAP, técnicos administrativos de todos os campi e filhos, prestadores de serviço e filhos)  
Taxa única de R$ 90,00 ou 2 pagamentos de R$ 50,00. 

Para as Oficinas do projeto Artista Visitante e a Cantar e Contar Histórias, com a Bia Bedran – Taxa única de matrícula de R$ 10,00 
Comunidade externa:
Taxa única de R$ 120,00 ou 2 pagamentos de R$ 70,00.  

Professores da Rede Pública pagam taxa única de matrícula de R$ 20.00 na oficina Cantar e Contar Histórias, com a Bia Bedran 

Os Corais são gratuitos, basta comparecer no horário de reunião do coro de sua preferência para fazer uma audição com o maestro. 
   

UERJ\SR-3\DECULT\COART apresentam:
Oficinas de Criação Artística
Inscrições a partir do dia 16 de junho, quarta-feira
Local: Centro Cultural da UERJ
Rua São Francisco Xavier, 534 - Maracanã
Tel: 2334-0538    e-mail: coart_uerj@yahoo.com.br
de segunda a sexta das 10h às 18h
Visite o blog: www.coart.wordpress.com 
INÍCIO DAS AULAS: 5 DE JULHO